sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Resenha - Ruído Rosa

Eu sempre sonhei em fazer uma resenha do meu cd favorito do Pato Fu, o ruído rosa. Agora que eu tenho esse blog, posso fazer. Então vamos lá. Mas antes, algumas informações. É o sexto álbum da banda, e foi lançado em 2001.



01. Eu

'Eu' é a primeira música do álbum. É uma forma bem digna de abrir o álbum, com fortes batidas eletrônicas, além de vocais extremamente bons. O ritmo é chiclete, e a sinfonia tem grande qualidade. Eu me indentifico com o refrão porque eu também preciso encontrar alguém como eu. No instrumental, é usado um instrumento chamado 'teremin', que tem um som bem espacial.


02. Ninguém

Essa música do Pato Fu é bem melódica, daria pra ser um poema, até. O ritmo é bem 'escuridão', ótima para aqueles momentos em que você está sozinho. Quando a escuto, a solidão se torna algo bom. Todo mundo concorda que às vezes é ótimo ficar sozinho, não é?


03. Day After Day

Essa faixa, como o nome apresenta, é em inglês. Suuper divertida, as vozes me lembram algo do tema 'Ilha do Mistério' (sim, neopets, risos) porém não é uma das minhas preferidas. Mas claro, as músicas do pato fu são boas, sem exceção.


04. Tribunal de Causas Realmente Pequenas

Ah, adoro essa música. Minha preferida do álbum. A influência dessa música é gigantesca. Eu conheci ela assistindo Ilha Rá Tim Bum, era o tema de Majestade. Me indentifico porque eu não sei os meus limites. 'Você acha que eu tenho demais? Roubei. Você acha que eu não sou capaz? Matei.' Essa parte da música é arrepiante.


04. Menti Pra Você, Mas Foi Sem Querer

Uma música muito estranha, e ao mesmo tempo muito revigorante. Fala sobre a mentira, como o título diz. É boa até para dançar, e olha que o Pato Fu não faz músicas para dançar, e sim para refletir. No final da música, os vocais se repetem em 'Mentir, mentir, mentir, mentir' o que cria um ar alucinógeno que me deixa muito 'ligadão'. Graças à essa música, criei o bordão 'mentira branca, mentira preta'





05. Ruído Rosa

Música super calma, que tem o nome do álbum. Confesso que não é uma das minhas preferidas do álbum, pois é muito lenta, e o ritmo da mesma também. Mas é sim, muito gostosa de se ouvir. Viajar e se perder em pensamentos, etc.


06. Deus

Uma música bem 'alegre', com vários toques de guitarra. Fala sobre Deus. Mas não diretamente. Fala sobre as pessoas quererem ser importantes, sempre estarem em primeiro lugar. Fala sobre isso irônicamente. A messagem dessa música é realmente um quebra cabeça, nem eu mesmo consigo entender. O refrão 'Deus, meu deus, será que você é só uma ilusão' é enigmática. Costumo falá-la em momentos de tensão.


07. 2 Malucos

A música mais divertida do álbum, pra mim. O refrão é super excêntrico e exótico, e nele há um dueto de Jonh e Fernanda. Passa a mensagem de aproveitar a vida de forma maluca. 'Vem, segure minha mão, vamos juntar em decomposição.' Há também uma parte em que fica apenas o instrumental da guitarra mas os ecos das vozes deles, com autotune.


08. Tolices

Os últimos segundos de 2 Malucos são o início de Tolices, que é A balada do álbum. Fala sobre um amor platônico. Como eu sofro disso, costumo ouvir essa música quando a situação não é boa. É lenta, assim como Ruído Rosa, mas a melodia é um pouco mais criativa, assim como a letra, que é extremamente bonita.


09. Que Fragilidade

Que Fragilidade também é muito divertida. As vozes aqui são modificadas, o que faz a música ser digna. Tem um toque 'anos dourados', e a música se baseia em 'Meu coração não é de cimento'. Fala sobre a fragilidade de um amor. Há duas versões dessa música, a modificada tem um coro de vozes. Gosto mais da modificada


10. E o Vento Levou...

É uma música extremamente lenta, com o título auto explicativo, fala sobre perdas. 'Pensamentos são como ladrões, me roubando tempo, levam minha paz' é uma frase perfeita para definir minha situação atual. Assim como Tolices, tem uma letra magnífica, e é ótima para uma reflexão.

11. Sorria, Você Está Sendo Filmado


Uma música não lenta, mas bem 'zen'. Particulamente, adoro essa música. Fernanda não canta, só no back vocals. Quem canta é Jonh. E olha, não sou de gostar demais das músicas em que o Jonh canta, só 'Simplicidade','Água', e esta que são exceções. Faz uso da metáfora, o que deixa a letra mais criativa.


12. Ando Meio Desligado


Última faixa do álbum, sendo um cover. Fernanda agora canta, numa melodia que varia do lento ao rápido. Foi tema de abertura de 'Um Anjo Caiu do Ceu'. Como o título diz, essa música foge da realidade, tendo um instrumental 'de outro mundo'.


Nenhum comentário:

Postar um comentário